Quero ser Jogador: dicas Duda Garbi

Por   | 

Duda Garbi, jornalista e humorista, deu as principais dicas para quem quer ser jogador de futebol.

– Pro cara ser jogador de futebol hoje, ele tem que começar muito cedo. Primeira coisa, muito cedo. E, pro pai que tem um olho, é ter o bom senso. Tu vê o moleque, se ele tiver um tino para a bola, beleza ele não vai mentir pro guri. Agora se o guri não tiver…

– Eu lembro que eu falava, “pai me leva na escolinha”, meu pai nunca morou comigo, separado desde que eu sou piá. Eu tenho um irmão mais novo, oito anos mais novo do que eu. E, quando eu era muito piá, nesta idade eu comecei. Pô, eu tinha 18, 19 anos e o guri com 10, 11. Eu falava, pô, o Guile não joga muito bem né, e meu pai falava, “dos três, tu é o melhorzinho, desde piá eu sempre falei para tu e teus irmãos estudarem, porque não ia dar jogador. Então, o pai tem que ter o bom senso, taligado. Na hora de poder ou não poder.

– Se o guri tem um tino, leva para um clube, conversa com este clube. O clube hoje em dia, é muito refém de caras que possam te ajudar. Mas, busca um clube grande, que tenha uma estrutura legal. Leva esse guri lá, faz um teste. Eles vão te dizer a verdade, não passou,  passou, enfim. Não fica na grade, pressionando este guri. Ele só tem 10 anos,  11 anos, ele não precisa ter essa pressão agora.

– E, se tu quiser ajudar, a melhor coisa que tem é tu ficar brincando desde piá. Dá uma coisa, manda ele devolver. Aprimora a técnica. Quando o cara é piá ele tem essa coisa do inconsciente. Isso pode ser que ajude no futuro. Dribla a tua mãe, dribla as cadeiras e vai brincando.

Você tem o tino para o futebol?

Assista ao vídeo:

Para ver a opinião do Duda Garbi sobre a relação do jogador de futebol com a imprensa, clique aqui.

O blog de quem quer ser jogador. Compartilhe.