Patrícia Vasconcelos recomenda ter um plano B no futebol

Por   | 

Patrícia Vasconcelos, assistente social do Sport Club Internacional, deu dicas ao Quero ser Jogador e recomendou aos atletas de futebol, terem um plano B.

– Tu quer ser jogador de futebol de verdade, profissional, então, primeira coisa, tu tem que querer muito. E, saber que tu vai na tua trajetória de vida, tu vai queimar algumas etapas, na tua vida. Então tu tem que estar preparado para isso.

– É uma carreira que ninguém sabe se tu vai chegar ou não vai chegar. Ninguém sabe. Porque pode acontecer muitas coisas no teu caminho. Tu pode te machucar. E se tu te machucar, o que tu vai ser? Tu tem que continuar estudando, porque tu tem que saber que tu tem que ter um plano B.

– Quem joga futebol sempre tem que ter um plano B. E, se alguma coisa acontecer no meio do caminho, o que tu vai fazer? A carreira de jogador de futebol é curta. Tu não vai jogar futebol até os 60 anos. Tem atletas com 30 se aposentando. Mas, então, tu tem que ter cabeça boa, cabeça no lugar. Saber que tudo o que tu ganhar tu tem que investir, tu tem que guardar.

Patrícia alerta para uma realidade do futebol.

– Nem sempre tu vai estar num clube que te pague bem, que te pague direitinho. Os atletas em geral, a minoria ganha muito dinheiro. A minoria. A grade maioria ganha bem pouco. Ganha um salário mínimo, um pouco mais, enfim. “Estou no Inter hoje, estou ganhando bem”, amanha tu pode não estar. Então tu tens que fazer teu pézinho de meia, pensando nisso, no que tu vai fazer amanhã quando tu não tiver este dinheiro?

– Sempre tem que dar os passos pra frente na carreira de jogador de futebol, pensando, se a qualquer momento acontecer alguma coisa e eu não conseguir, o que eu vou ser? Então, paralelo à isso, eu tenho que ter um plano B, sempre.

Tu quer ser jogador de futebol profissional? Tem um plano B? 

Assista ao vídeo:

Para conhecer mais sobre o serviço social no Inter, clique aqui.

Para saber mais sobre o assunto família nas categorias de base, clique aqui.

O blog de quem quer ser jogador. Compartilhe.