Futebol & Estudo – Quero ser Jogador

Por   | 

Patrícia Vasconcelos, assistente social do Sport Club Internacional, compartilhou uma realidade do futebol atual e a importância do estudo para o jogador de futebol.

– Hoje em dia, não existe mais, assim: “o menininho, que vem…”. Hoje em dia, classes sociais e futebol são misturadas. Cada vez mais cedo, as crianças e as famílias “meu filho vai ser jogador de futebol” já colocam numa escolinha. Então assim, a técnica, tática, físico, tá tudo tão igualado, que às vezes tu só vai te superar com o teu colega da mesma posição por um detalhe. E, esse detalhe é o conhecimento, é a inteligência, é o raciocínio lógico, rápido.

– Porque, às vezes, tu está conversando com um atleta, a gente vê em treinamento, o profissional, o treinador, o preparador físico, os auxiliares, eles estão falando uma linguagem hoje, muito mais sofisticada. Do que só o “A, B, C, D”.  Porque também eles estão se aprimorando cada vez mais. E os atletas, não conseguem mais esconder quando não sabem as coisas, porque eles ficam para trás.

– Então, se o atleta não quer passar vergonha, ele tem que estudar, ele tem que saber. O que é diagonal? Tu só vai saber o que é diagonal se tu estudar, se tu ler. Então, o estudo. Eu acho que além de ter essa competição interna dentro do próprio grupo, dentro do vestiário, quantos atletas têm na mesma posição, que jogam parecido, que tem a mesma técnica, tática, porte físico. O que vai fazer ele ser melhor do que o outro? É o detalhe. E o detalhe está no conhecimento, está na inteligência, está na postura, então o estudo é fundamental.

Você consegue conciliar futebol e estudo?

Assista ao vídeo:

A/C: Pai de jogador de futebol, clique aqui.

O apoio das famílias nas categorias de base, clique aqui.

Para conhecer mais sobre o serviço social no Inter, clique aqui.

Para saber mais sobre o assunto família nas categorias de base, clique aqui.

O blog de quem quer ser jogador. Compartilhe.