3 Dicas de nutrição com Maria Júlia Goulart

Por   | 

Maria Júlia Goulart, trabalha na equipe de nutricionistas do Sport Club Internacional, deixou algumas dicas de alimentação para quem quer ser jogador.

Se o treinamento exigir, se o treinamento for de força, o que a gente põem no pré-jogo:

– O carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, que a glicemia vai demorar para entrar na célula para tu não ter que aquela energia rápida/ demore para necessitar da energia e não perca o teu músculo. Tua massa muscular, que é uma rota metabólica  chamada gliconeogênese que tu pega a glicose do músculo para usar como energia.

Se for um jogo que, por exemplo, o atleta jogou o jogo inteiro:

– Também, vai precisar muito do  glicogeneo muscular, que é a forma de glicose que ele vai utilizar. Nós precisamos  de carboidratos também. Precisamos de vitaminas também. Afinal, as vitaminas e minerais ajudam nas rotas metabólicas. Precisamos de proteínas também. Então, sempre é uma refeição completa.

Maria explica que “ah, o fulando só tem que comer carne e massa” – não, tem que comer tudo. Claro, vão priorizar o carboidrato, antes do jogo.

Durante o jogo:

– Normalmente os atletas comem banana, que é enviado. Carbogel, que é o carboidrato em gel. Uma fruta, alguma coisa assim para também não pesar durante o exercício, que não é o que a gente quer né. A gente não quer que o atleta se sinta mal.

Pós-jogo/ na recuperação do jogo:

– O que nós vamos dar para eles? Nós vamos dar carne, nós vamos dar proteína, nós vamos dar outro tipo de proteína. Arroz, feijão, nós vamos dar carboidratos também. Nós vamos dar saladas também. Então, sempre uma refeição completa. Nunca é só uma ou só outra coisa.

– Hidratação é fundamental, sempre. Os atletas, às vezes, tomam Gatorade, dependendo da demanda do exercício, para repor os sais minerais, vitaminas que perderam, sódio por causa do suor. Mas, a hidratação é fundamental, sempre.

Você cuida da sua alimentação e nutrição?

Assista ao vídeo:

Saiba mais sobre o dia livre dos jogadores de futebol, clique aqui.

Procure um(a) nutricionista.


Quero ser Jogador – O blog de quem quer ser jogador.

 

O blog de quem quer ser jogador. Compartilhe.