Contratos e salários de jogadores de futebol | Rogério Braun

Por   | 

Rogério Braun, empresário referência no futebol brasileiro, compartilhou com o Quero ser Jogador dicas importantes sobre os contratos e salários dos jogadores de futebol.

Assista ao vídeo:

O que é importante para o atleta saber

Ele deve ler todos os contratos. Se ele não souber ler ou interpretar, que ele vai saber, ele tem que ter alguém da confiança dele que possa ajudá-lo nessa tomada de decisões.

Lei Pelé

É importante, que desde a Lei Pelé, o atleta tem o direito de assinar, ou de anuir, de dar ciência formal de todos os contratos que dizem respeito à ele. Então isso é uma coisa importante.

O primeiro contrato

O primeiro contrato é um contrato muito importante. Ele pode ser feito a partir dos 16 anos. É um divisor de águas. Porque ele vai ter um primeiro contrato e deve saber. Nesse momento, ele não vai ter imagem, a imagem que o clube contrata é apenas uma imagem institucional. Apenas para que ele possa usar no livro, no site, em alguma revista do clube, algo só institucional para o clube. Então, essa imagem não tem um valor financeiro importante.

Imagem x Salário

Sobre imagem e salário, claro que é melhor para o atleta sempre ter salário. Eu digo assim, para 90% dos casos, o atleta tem um salário maior, mais expressivo. E, não tem uma imagem economicamente falando, interessante, viável de ser explorada. Acredito que isso até pode se transformar no mercado, à médio/ longo prazo em que a imagem vai ser melhor explorada e os atletas vão ser fiadores de produtos para serem comercializados. Essa imagem pode gerar bastante receita para o patrocinador que for usar e para o próprio atleta. Mas via de regra, é importante que ele tenha um contrato com salário.  A imagem para atletas de alto nível, alto desempenho, sim, dai a gente recomenda que muitas vezes pode ser interessante para ele.

Pode-se alegar alguma fraude no contrato de trabalho?

Sim, quando a imagem é má contratada. Quando ela não é pactuada por uma necessidade fática. Quando realmente se têm uma imagem para ser explorada.

Então, via de regra, é contrato de trabalho, de salário. Imagem, como uma exceção.

Você tem conhecimento do seu contrato?

O blog de quem quer ser jogador. Compartilhe.