A motivação no futebol, por Paulo Autuori – Quero ser Jogador

Por   | 

Paulo Autuori, treinador de futebol, formado em Educação Física, treinou grandes equipes do futebol brasileiro e do exterior. Sobre a motivação no futebol, explicou ao Quero ser Jogador como se trabalha.

– A motivação é uma coisa intrínseca, ela vem de você mesmo. Existem os incentivos, esses são extrínsecos, é isso que faz você estar ou não, mais ou menos motivado.

– A motivação é fundamental em tudo o que você faz, em qualquer setor profissional e pessoal da vida. Isso depende muito o que é o seu ambiente externo. Daquilo que você vê como incentivo e te oriente a vir a ser. No caso vocês jogadores de futebol, é fundamental que entendam que para isso vocês deverão gostar realmente daquilo que faz. E, desfrutar do jogo. Desfrutar. Infelizmente hoje, desde cedo, a gente pensa em fazer de um  jogador, competitivo.

– O nível competitivo vem com naturalidade. Mas, para chegar à um bom nível competitivo, e por consequência uma boa mentalidade, uma mentalidade vitoriosa, você tem que obrigatoriamente passar por estes processos de forma pedagógica, e não queimar etapas.

– Então, por isso, aqueles que têm essa idade de seis a 12 anos, a nossa orientação e aí que você começa a pensar em vir ser jogador, é desfrute o jogo. Não entre em regras restritas, que te engessem. Utilizem a criatividade. Façam aquilo com naturalidade, porque ai sim você irá aprofundar o seu gosto, o seu amor por futebol, e poderá tornar-se um jogador de alta competição, e para isso, uma das coisas fundamentais é ter a mentalidade certa. Essa se adquire de forma gradual, gradativa e pedagógica.

Você se considera motivado?

Assista ao vídeo:

Veja as dicas do Paulo Autuori para ser jogador de futebol, clique aqui.

O blog de quem quer ser jogador. Compartilhe.